Especial - Material para formação e partilha - Por Marcos Rocha

           Neste especial, estamos publicando um pequeno material, porém indispensável conteúdo para formação do cristão. Vamos abordar os sete sacramentos, com uma pequena introdução e textos separados para cada um deles.

Sacramento da Eucaristia, Comunhão, Missa. Discurso do Pão da Vida:Jo 6,32-69
 

Eucaristia quer dizer “o maior dos presentes” e é, com certeza, o sacramento dos sacramentos. Jesus é o nosso alimento, o Pão da Vida. Ele institui a Eucaristia (o maior dos presentes) para nos ajudar a crescermos como cristãos e vivermos em comunhão (comum união) com Deus e com os irmãos.


Os relatos bíblicos são claríssimos: Mt 26,26-29; Mc 14,22-25; Lc 22,19s; 1 Cor 11,23-24.

 

  A Última Ceia foi realizada dentro de uma ceia judaica, que recorda a libertação do povo judeu da escravidão no Egito. Páscoa, passagem da morte para a vida.

  Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19).

  Jesus “tomou o cálice, depois de cear, dizendo: 'Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22,20) Onde o sangue de Jesus foi derramado?

  O sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício (CIC 1367).

  São Paulo : “O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo?

  A Hóstia Consagrada e o Vinho Consagrado (pão e vinho) são o próprio Cristo, separados ou não, totalmente. A menor partícula de pão consagrado ou a menor gotícula de vinho consagrado são o Cristo inteiro.

  A isto chamamos a presença real de Jesus na Eucaristia.

 

E qual deve ser a preparação para participar da Comunhão Eucarística?
 

 

Diante da autoridade papal (Mt 16,16s), foram criados alguns requisitos importantes, baseados na Bíblia, inclusive.

1) Acreditar na presença de Jesus na Eucaristia (Mt 26,26-29; Mc 14,22-25; Lc 22,19s; Jo 6,51-69 1 Cor 11,23-30). Jesus é, está realmente na Eucaristia, não representa apenas, como seitas evangélicas afirmam.

  26. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.27. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor.28. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice.29. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.30. Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos. (1Cor11,26s)

2) Estar em estado de graça, ou seja, sem pecado mortal(I Jo 5,16-17), tendo se confessado antes; (I Jo 1,5b;I Jo 3,24; II Cor 6,14-15; Jo 14,21-24)

  Deus é luz e nele não há treva alguma.(I Jo 1,5b)

  Quem observa os seus mandamentos permanece em (Deus) e (Deus) nele. É nisto que reconhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.(I Jo 3,24) 

3) Guardar uma hora de jejum antes de comungar. Água e remédios não quebram o jejum.

 

E qual o efeito da Eucaristia? (I Cor 10,16-17; Hb 9,11-28)
 

 

16. O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? 17. Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão. (ICor 10,16-17)

28. assim Cristo se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não porém em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam. (Hb 9,28)

 

Pela comunhão freqüente, bem preparada, crescemos como discípulos e missionários de Jesus, apagando nossos pecados veniais, nos preservando dos mortais e estabelecendo gradativamente uma união mais concreta entre nós, a Igreja e Cristo Jesus.

Jesus Cristo afirma para nós que se trata do Pão da Vida. Mais do que isso: com confissões freqüentes, nossa alma permanece purificada e com a Comunhão Eucarística realizada adequadamente, nos preparamos efetivamente para a vida eterna.

 

A Eucaristia é... O maior dos sacramentos - Centro do Mundo - Maior Acontecimento da História - Alimento Espiritual para o corpo e a alma (para nós) - Céu na terra